Print this pageHISTÓRIA  ·  Antecedentes

Criação da IABSE, em Zurich, em 29 de Outubro de 1929. A IABSE é uma das principais Associações internacionais no âmbito da Engenharia Civil, e conta hoje com mais de 4200 membros, distribuídos por cerca de 100 países.

 

No âmbito do Grupo Português dos membros da IABSE surge a ideia de organizar um congresso da IABSE em Portugal. O Congresso teve lugar no Porto em Junho de 1956, e nele se inseriu um Simpósio Internacional dedicado ao estudo das sobrecargas rodoviárias em pontes. Foi dada particular atenção aos transportes especiais, quer industriais quer militares e feita a comparação entre os formatos dos diferentes regulamentos nacionais, tendo em vista a sua harmonização.

Participantes portugueses: António Franco e Abreu (JAE), Francisco Correia de Araújo (FEUP), Júlio Ferry Borges (LNEC), Edgar Mesquita Cardoso (IST), Armando Marques Girão (Escola do Exército) e António Campos e Matos (FEUP).

É de registar a ativa participação do Engº Manuel Rocha, representante do Grupo Português da IABSE, que foi Chairman do painel que presidiu ao Simpósio.

 

HISTÓRIA  ·  Fundação do GPEE

Em 1968, o Grupo Português de membros da IABSE decidiu constituir-se em associação, denominada Grupo Português de Engenharia de Estruturas (GPEE).

Os seus fundadores foram:

 

 

História  ·  Alteração da designação para APEE

Em 2001, o GPEE  adota a designação de APEE - Associação Portuguesa de Engenharia de Estruturas.